Neste artigo te mostro a Índia na fotografia de Steve McCurry, um dos principais nomes da fotografia contemporânea.
Steve McCurry é conhecido por captar, através do seu olhar atento e sensível, a essência da luta humana e da alegria.
Um ponto alto em sua carreira foi a redescoberta da menina refugiada afegã, descrita como a fotografia mais reconhecida no mundo de hoje.
Formado na Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Estadual da Pensilvânia, McCurry partiu para a Índia como freelance, depois de trabalhar em um jornal por dois anos.
Na Índia aprendeu a observar e esperar. “Se você esperar”, ele percebeu, “as pessoas vão esquecer sua câmera e a alma vaga à sua frente.”
A obra de McCurry tem sido destaque em todas as grandes revistas do mundo e freqüentemente aparece na National Geographic, com artigos recentes sobre o Tibete, Afeganistão, Iraque, Iêmen e os templos de Angkor Wat, no Camboja.
Nesta coleção de imagens destacamos alguns registros da Índia, local que o fotógrafo visitou nada menos que 75 vezes.
A Índia na fotografia de Steve McCurry mostra uma Índia surpreendente nos extremos contrastes presentes na cultura antiga
Isso inclui suas cores ricas, paisagens de tirar o fôlego, monções, o mais famoso fenômeno climático do ano e muito mais.
“Busco o momento de descuido, quando a alma aflora, quando se registra a experiência gravada no rosto de uma pessoa.
Trato de transmitir o que supõe ser essa pessoa, uma pessoa aprisionada em uma paisagem mais ampla, que poderíamos chamar a condição humana”.
Que trabalho incrível… D+ o/
Olá Gabi, obrigado pelo comentário!
Sim, é muito lindo, especialmente para nós, ocidentais..