Sob o comando do fundador Walter Groupius e inspirada no que os designers russos e holandeses estavam fazendo, nasce em 1923 a Bauhaus: a mais influente escola de design.
Com a ideia de unir arte e tecnologia, o bom design poderia ser certamente produzido em massa e disponibilizado para o público em geral.
A Bauhaus acreditava na ideia de que o design deveria ser tanto esteticamente agradável quanto funcional, assim como o artesanato tradicional e a produção industrial deveriam ser combinados para criar produtos acessíveis e de qualidade.
A escola enfatizava a experimentação e a interdisciplinaridade, ou seja, encorajava a colaboração entre artistas, designers e artesãos.
Centrado em formas geométricas limpas, o design da Bauhaus abraçou um visual futurista que ainda assim permanecia muito interessado na criação de produtos funcionais.
A escola foi forçada a fechar em 1933 devido à pressão do regime nazista, mas seu legado continuou a influenciar o design em todo o mundo.
Produtos da Bauhaus: a mais influente escola de design
Cadeira Presidente Bauhaus
Entre todas as cadeiras associadas à Bauhaus, a que geralmente vem à mente é a icônica Cadeira Presidente.
Desenvolvida por Marcel Breuer, essa peça combina aço e couro, utilizando apenas os materiais necessários, ao mesmo tempo em que proporciona o máximo de conforto.
É sem dúvida um design que ainda pode ser encontrado em residências nos dias de hoje.
Jogo de xadrez Bauhaus
Em 1922, Josef Hartwig criou um jogo de xadrez com foco no design de cada uma das peças, indicando a sua real função, ou seja, de que forma se movimentam no tabuleiro.
Por exemplo, o bispo é um “X”, por se movimentar em diagonais, o cavalo é um “L” e a rainha tem seu poder simbolizado por uma esfera equilibrada num cubo.
Berço Bauhaus
A estética do berço Bauhaus é caracterizada pela ausência de ornamentos e enfeites desnecessários, ou seja, o foco está na forma pura e na utilidade prática.
Isso reflete o objetivo da Bauhaus de unir a arte e a indústria, buscando a produção em massa de objetos funcionais e esteticamente agradáveis.
Mesas aninhadas Bauhaus
O conjunto de mesas encaixadas, que se aninham umas nas outras, projetado por Josef Albers entre 1926 e 1927, representa uma síntese de todos os princípios da Bauhaus.
São quatro mesas com formas geométricas e cores primárias, que podem ser empilhadas para formar uma única mesa ou usadas separadamente, conforme necessário.
O resultado mesas aninhadas Bauhaus é um produto multifuncional com uma aparência lúdica, vibrante e certamente funcional.
Abajur Bauhaus
Sem dúvida, o abajur Bauhaus de William Wagenfeld é a peça de luz mais icônica da Bauhaus.
A peça foi construída em base de metal e vidro precisamente cortado, onde a transparência no corpo da luminária torna-a intencionalmente visível e reconhecível.
Infusor de chá Bauhaus
Criado em 1924 pela artista alemã Marianne Brandt, o infusor de chá da Bauhaus reformula o design convencional até chegar à sua geometria essencial, ou seja, sem ornamentos.
Tem um filtro embutido, bico que não goteja e asa resistente a calor feita de ébano, abraçando então os princípios da escola de combinar funcionalidade com estética.
O resultado e surpreendente e inovador!
Cadeira Barcelona
Em 1929, Ludwig Mies van der Rohe, futuro líder da Bauhaus, juntamente com Lily Reich, criaram a icônica cadeira Barcelona.
Projetada com linhas elegantes, a cadeira Barcelona é a precursora do movimento de mobiliário moderno da metade do século.
Maçaneta Bauhaus
Um dos objetos mais icônicos da Bauhaus é a maçaneta projetada pelo fundador da escola, Walter Gropius, originalmente concebida para a fábrica de Fagus.
Essa fábrica, projetada integralmente por Gropius em 1923 e localizada em Alfeld, na Alemanha, foi palco da criação dessa peça notável.
As formas geométricas e industriais, como os seus parafusos expostos, sem dúvida deram o tom sobre o que a estética da Bauhaus
Conclusão – Bauhaus: a mais influente escola de design
A Bauhaus teve um impacto duradouro no campo do design.
Sua abordagem centrada na funcionalidade, na simplicidade e na integração das artes com a indústria se tornou uma base para o design moderno.
Muitos dos princípios da Bauhaus ainda são aplicados atualmente, e sua influência pode ser vista na arquitetura, no design de interiores, design gráfico e design de produtos.
Fonte: Gizmodo
Colaboração: Guilherme Borzoni – designer