O novo logo do Google acaba de ser lançado em uma postagem oficial do seu blog, nesta última terça, 1 de setembro de 2015.
Desde 1998, quando o buscador foi criado, o Google lidera e reinventa a internet.
Desenvolve uma série de novos recursos e tecnologias para tornar a vida dos usuários ainda melhor.
Ainda assim, esses 17 anos se passaram sem grandes mudanças no design da marca.
Pouco depois de anunciar uma série de alterações estruturais com a criação da holding Alphabet, empresa que comandará todos os seus produtos e serviços da empresa, o Google está de cara nova.
Conceito do novo logo do Google
Durante uma semana, a equipe designers da empresa, junto ao laboratório de inovações Creative Lab, se dedicaram a reconstruir o logotipo respeitando quatro diretrizes:
- Criar uma marca em escalas, que possa transmitir a sensação do logo completo mesmo em espaços restritos;
- Incorporar um movimento dinâmico e inteligente, que responda aos usuários em diferentes estágios de interação;
- Utilizar uma abordagem sistemática para a marca em seus diversos produtos, fornecendo consistência aos encontros diários que as pessoas têm com o Google;
- Combinar o melhor da marca que os usuários já conhecem com uma cuidadosa consideração pela forma como suas necessidades têm mudado.
Novo logo do Google
O novo logo é apresentado em uma fonte sem serifas e com cores mais suaves, seguindo a linha visual da nova empresa mãe da marca.
Uma nova tipografia sem serifa foi desenvolvida especialmente para o Google, onde o ângulo, espaçamento, altura e espessura de cada caractere do logotipo foram criados do zero.
O “G“, que representa o logo em versão compacta, agora é maiúsculo e ganhou as quatro cores da empresa, dispostas de modo a criar um “caminho visual”, começando no azul, seguido do verde, amarelo e vermelho.
Aliás, as cores foram refinadas, com ajustes que melhoram a saturação em momentos em que as cores se misturam no “G”, por exemplo.
Além do logo estático e do “G”, o Google criou um conjunto animado de quatro pontos que aparecem quando um produto do Google está processando.
Cada animação representa uma ação do sistema Android para smartphones, como resposta a um determinado comando:
- Aguardando a fala do usuário;
- Ouvindo sua voz;
- Pensando;
- Trazendo a resposta;
- Incompreensível;
- Confirmado.
Novo logo carrega mais rápido
Além de mais agradável visualmente, o novo logo do Google tem uma característica positiva imperceptível, ou seja, consome menos dados.
Isso porque a nova versão tem apenas 305 bytes, enquanto que a antiga versão “pesava” cerca de 14 mil bytes na página de busca.
Para conexões de baixa velocidade o antigo logo precisava oferecer uma alternativa baseada em texto.
Designers do Google afirmam “Isso tem um tremendo impacto quando se considera o nosso objetivo de tornar o Google mais acessível e útil para usuários ao redor do mundo.”
Em resumo, o buscador do Google irá recarregar mais rapidamente em plataformas móveis, como smartphones e tablets, em que a velocidade da conexão é mais lenta.
Além disso, o usuário irá consumir menos dados de sua franquia 3G ou 4G. Fantástico não?
Confira o vídeo em que Google narra seus principais avanços no mercado desde 1998, quando o buscador foi criado:
Gostei muito! Não sabie dessa historia dos bytes!
Também nem imaginava, mas a diferença parece ficar perceptível em aparelhos móveis que se conectam por 3G ou 4G. Toda otimização é bem-vinda!
Adorei a animação das bolinhas… quero ver já no android do meu celular. Muito bom o artigo!
Também estou curioso! Abs,