A vetorização de logotipo é o processo de converter seu logotipo, que está formato raster (JPG ou PNG) para um formato vetorizado.
O logotipo transmite várias mensagens para os seus clientes: seu estilo, sua marca registrada, o mercado em que atua e muito mais.
A tipografia, a forma e as cores vão influenciar na forma como o seu logotipo é percebido pelo seu público-alvo.
Para utilizar o seu logo nas mais variadas peças de marketing e publicidade é importante possuir o tipo de arquivo correto.
Vamos entender qual a diferença entre imagens rasterizadas e vetorizadas. e porque logo em vetor é o preferido por muitos designers e gráficas,
Imagem vetorizada x imagem rasterizada
As imagens em formato bitmap, ou rasterizadas, são compostas por pixels e podem ficar borradas ou pixeladas ao serem redimensionadas.
Quando eu tiro uma foto ou baixo uma imagem na internet, significa que são imagens rasterizadas, ou seja, são arquivos no formato PNG, JPG e GIF.
Prefiro arquivos vetoriais, na hora de enviar um arquivo para impressão, porque são compostos por curvas e formas definidas matematicamente.
Isso permite que o logotipo seja redimensionado para qualquer tamanho sem perder qualidade ou definição, além de serem bem mais leves para distribuição.
O Que é um logo em vetor?
Imagens vetorais consistem em pontos 2D conectados a curvas e linhas baseados em equações matemáticas.
Assim, consigo criar infinitas formas e tipografias e escaloná-las em qualquer tamanho sem perder a qualidade.
Um logo em vetor pode ter formatos diferentes de outros arquivos de imagem, as mais comuns são: AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), SVG (Scalable Vector Graphic) e CDR (Corel Draw).
Vantagens de um logo em vetor
Por que usar imagens de vetor quando imagens rasterizadas parecem ser mais comuns? A diferença principal entre elas – pixels x pontos – resumem a razão pela qual o vetor é é o formato preferido para logotipos.
Entre as principais vantagens do logo em vetor, podemos destacar:
- Escalabilidade – posso escalar imagens em vetor para tamanhos pequenos ou grandes sem perder a qualidade, assim não perco a nitidez mesmo se ampliar várias vezes.
- Flexibilidade – possibilidade de poder exportar o arquivo para qualquer tipo de imagem que precise. Pode salvar em outros formatos de vetor – AI, EPS, SVG, CDR e até mesmo PDF – ou exportar para formatos rasterizados, como PNG, JPEG, GIF, TIFF entre outros.
Quando fazer a vetorização de logotipo?
Agora que você já entendeu a diferença entre imagens rasterizadas e vetorizadas, assim como as vantagens de se usar um logo em vetor, fica a pergunta: quando devo fazer a vetorização de logotipo?
A resposta é simples: quando você só tem a versão do seu logotipo em JPG ou PNG, mas precisa de logo em vetor para aplicação nos mais variados tipos de artes gráficas.
Conclusão – vetorização de logotipo
Precisa criar uma peça gráfica com a logo da sua empresa, mas só tem arquivo jpg de baixa qualidade? Então você precisa do serviço de vetorização de logotipo.
O objetivo desse serviço é permitir a aplicação (impressão ou estamparia) da imagem para qualquer tamanho sem perder qualidade e definição gráfica.
A Interage Design realiza o serviço de vetorização de logomarcas. Solicite orçamento sem compromisso pelo whatsapp.