Impressão de cartão de visita: formatos, papel e acabamento

Você está visualizando atualmente Impressão de cartão de visita: formatos, papel e acabamento

Confira neste artigo tudo sobre impressão de cartão de visita: principais formatos, tipo de papel, laminação, verniz e muito mais.

No mundo dos negócios, o cartão de visita é uma ferramenta indispensável, pois além de estabelecer o contato entre dois ou mais profissionais, é a primeira impressão da sua empresa.

Por exemplo, cartões feitos por conta própria na impressora jato de tinta ou então cartões que estejam rasurados ou com dados desatualizados, pode passar a seguinte impressão: “Se ele não investe nem num cartão de visitas, imagine o tipo de empresa que ele tem”.

Para que serve um cartão de visita

Um cartão de visita serve para facilitar a troca de informações de contato de forma rápida e profissional entre pessoas e empresas.

É ótimo para fazer networking, promover a marca da sua empresa e fortalecer a sua imagem profissional.

Além disso, é um meio rápido e eficiente de compartilhar os contatos mais importantes do seu negócio.

O que colocar num cartão de visita?

Visualmente o cartão deve ser limpo, conter o logotipo da empresa, seu nome, cargo e os dados de contato mais relevantes, como por exemplo:

  • Endereço
  • Telefone celular e/ou fixo
  • Whatsapp/ telegram
  • E-mail
  • Site/ blog
  • Redes sociais

A finalidade principal do cartão de visita é fazer contato, enquanto que a divulgação dos seus serviços/ produtos é secundária ou opcional.

Então, não há necessidade de colocar essas informações, mas dependendo da sua estratégia, inclua apenas os serviços principais do seu negócio.

Para divulgar a empresa existem outros canais, como por exemplo, site, catálogo digital, folder ou as próprias redes sociais.

Impressão de cartão de visita

Tamanhos de cartão de visita

Padrão brasileiro

O formato de cartão de visita mais utilizado aqui no Brasil é certamente o padrão retangular, com bordas com corte reto e nas dimensões: 9 x 5 cm.

Padrão internacional

Outro formato também muito usado no mundo dos negócios é o padrão internacional, que tem as mesmas dimensões de um cartão de crédito: 8 x 5 cm.

Formato quadrado ou redondo

Se você quiser ousar um pouco mais, pode optar por um formato quadrado ou redondo, onde as dimensões de largura e altura são iguais, como por exemplo: 5 x 5 cm (quadrado) e 6 x 6 cm (redondo).

Cartão de visita quadrado

Tipos de papel para cartão de visita

Escolher um bom papel e a gramatura (espessura do papel) adequados para imprimir o seu seu cartão, faz toda a diferença, porque transmite personalidade do seu negócio.

Confira os tipos de papel e gramatura mais usados para cartões de visita.

Couché fosco

O papel couché fosco é um tipo de papel revestido que oferece uma camada lisa e sem brilho.

É amplamente utilizado na impressão de cartões de visita devido à sua qualidade visual, sensação agradável ao toque e capacidade de realçar detalhes de design.

Além disso, aceita acabamentos variados como verniz, laminação e cortes especiais.

As gramaturas mais usadas são 250g e 300g.

Couché brilho

O papel couché brilho é revestido com uma camada brilhante e difere do couché fosco no quesito cores, ou seja, as cores ficam mais vivas e o resultado é bem atraente e profissional.

Assim como o fosco, o couché brilho também aceita bem vários acabamentos e as gramaturas mais usadas são 250g e 300g.

Reciclato

O reciclato é um tipo de papel produzido a partir de materiais reciclados, como papelão, jornais e outros papéis descartados.

É utilizado na impressão de cartões de visita por ser uma opção mais sustentável, que demonstra compromisso com o meio ambiente.

Visualmente tem uma aparência texturizada, ou seja, mais rústica e a gramatura recomendada oscila entre 250g e 350g.

Acabamentos de cartão de visita mais usados

Os acabamentos em um cartão de visita certamente agregam valor estético e mostram o diferencial da sua empresa.

Opções como laminação, verniz localizado, relevo e corte especial tornam o seu cartão único, impactante e durável.

Laminação

A laminação é uma camada fina de filme plástico aplicada sobre o cartão de visita, que oferece proteção contra desgaste, sujeira e umidade, ou seja, aumenta a durabilidade.

Além disso, a laminação realça as cores e dá um acabamento elegante no cartão de visita.

Os tipo mais usados são:

  • Laminação brilho: Neste processo, o cartão de visita adquire maior brilho, evidenciando as cores e a presença da película em si. Também protege a tinta e o papel.
  • Laminação fosca: sinônimo de sofisticação, a laminação fosca oferece um efeito tátil sutil, agradável, aveludado. Age também como uma camada protetora da impressão e evita arranhões e manchas.

Verniz

O verniz é a aplicação de uma tinta transparente de alto brilho (verniz) sobre o cartão, onde sua função básica é proteger o impresso e dar brilho.

Pode ser aplicado em todo o cartão, o que proporciona alto brilho por inteiro e cores mais vivas. É, certamente, o acabamento gráfico mais requisitado.

Cartão com verniz total

Verniz localizado

Outra opção, que da um toque mais sofisticado ao cartão, é o verniz UV localizado, porque é aplicado apenas em alguns detalhes (como seu logotipo ou seu nome).

Neste acabamento, usa-se o silk-screem para aplicar verniz somente nas áreas escolhidas e é usado normalmente associado à laminação fosca.

Cria um contraste muito interessante entre o fosco aveludado e as áreas brilhantes, que ganham um pequeno relevo e maior destaque.

Verniz localizado

Tipos de corte

Os tipos de corte mais usados em cartões de visita são:

  • Corte reto: é o mais tradicional, onde os 4 cantos são retos.
  • Canto arredondado: adicionam estilo e diferencial ao cartão, que ganha um visual moderno ou clássico. Você optar entre 4 cantos arredondados a apenas um, conforme a preferência do design.
Cartão de visita com cantos arredondados

Mais dicas para cartão de visita

Frente e verso

O cartão frente e verso é muito usado e pode ser prático para profissionais que precisam incluir mais informações além do logo e contatos básicos.

Design

Se possível, contrate um profissional de design para criar o seu cartão.

Ele vai saber utilizar as cores, tipografias e técnicas de composição adequadas para o seu tipo de negócio.

Revisão

Dedique um tempo para revisar as informações do seu cartão.

A arte pode estar linda, mas um pequeno erro de português pode passar uma péssima primeira impressão ao seu cliente.

Gráfica

Fazer a impressão do cartão de visita em casa definitivamente não é uma boa ideia, afinal, o barato sai caro! Imprima sempre em gráficas.

Se você gosta de praticidade recomendo a Printi, uma gráfica online onde você envia sua arte final, efetua o pagamento e recebe os cartões no seu endereço.

Cartão X2 Sistema

Conclusão – impressão de cartão de visita

Um acabamento especial, um formato ou corte diferenciado, com certeza irá impressionar o seu cliente.

Mas fique atento para não comprometer a principal função função do seu cartão de visita: informar seus contatos e permitir ser guardado facilmente em qualquer carteira, bolso ou pequeno compartimento.

Dedique uma atenção especial a esse “pedacinho de papel”, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Renato Faria

Designer Gráfico carioca e Publisher. Criou o De Toda Forma para ser um espaço inspirador para estudantes, curiosos e empreendedores.

Este post tem 2 comentários

  1. Matheus Martins

    Bom dia, primeiramente parabéns pelo artigo, conteúdo completo e bem escrito! O cartão de visita é e deve ser por um bom tempo uma ótima forma de marketing pessoal, por ser simples e fácil de ser carregado e distribuído. Abraço e parabéns !!

    1. Renato Faria

      Muito obrigado Matheus!
      Que bom que gostou do conteúdo.
      Abraço e sucesso 🙂

Deixe um comentário