Completam-se 5 anos dos primeiros uniformes da World Footvolley, entidade privada que promove campeonatos e eventos de um dos esportes que mais cresceu na última década.
Em abril de 2019, ocorreu a etapa inaugural do circuito mundial, em Brasília. Os atletas entraram em quadra uniformizados de formas e cores resultantes de um processo criativo complexo, tornando-se dos cases mais marcantes em minha carreira.
Essa atividade para a World Footvolley se iniciou em meados de 2018. Com o desejo de rapidamente se fazer público o que seria o principal elemento de exposição da entidade, no intuito de captar patrocinadores.
O conceito
Definir o conceito foi o mais rápido – o calçadão de Copacabana como elemento gráfico principal. Ou seja, o bairro que nasceu o futevôlei. Nada mais que justa a referência. Posteriormente a missão fora posicionar e exibir o grafismo do calçadão.
Primeiros estudos
Dentro de um projeto dessa natureza, é normal experimentar um grande número de possibilidades. Aplicar e apresentar estudos, que podem chegar a dezenas, para no final chegar à opção almejada. Somente guardei uma pequena parte dos estudos, contudo me recordo o tanto de vezes que manipulei o tamanho e o ângulo do calçadão no layout.
O que ficou definido: 3 faixas do calçadão na parte inferior da camiseta masculina e apenas uma pedaço de faixa no top feminino. Como a peça masculina teria mais espaço que a feminina, naturalmente explorei mais no layout e foram acrescidos mais elementos.
Itens padrão
Próxima etapa, itens padrão. Depois de algumas tentativas, foi aprovado que as camisetas masculinas ficariam estruturadas da seguinte forma:
- Estrela-símbolo da World Footvolley no lado direito do peito;
- Espaço para as respectivas bandeiras no lado esquerdo do peito;
- Parte inferior esquerdo da frente, número de identificação do atleta;
- Número de identificação com um corpo maior na parte de trás centralizado;
- Logo acima desse número a estrela-símbolo;
Já no kit feminino, a estrela fica centralizada na frente, o número na parte esquerda inferior, e atrás o mesmo conceito de posicionamento do masculino, guardadas as proporções. Os calções são bem simples, apenas com o símbolo no lado direito.
Gradiente e posicionamento das cores
A fase conclusiva foi lançar mão do efeito gradiente (o famoso degradê) para as camisetas masculinas. Também dentro desse processo o posicionamento das cores, de acordo com os países.
A ideia foi posicionar a transição do gradiente na mesma altura do primeiro padrão do calçadão, e para dar um dinamismo, cada um dos três tem uma intensidade distinta da mesma tonalidade. O resultado foi uma textura em constante movimento, em sintonia com a essência do esporte e do seu local de origem.
Conclusão
Guardado o distanciamento do tempo posso concluir sobre a importância deste projeto. Boas semanas dedicado com afinco a cada detalhe, a cada tonalidade. Resultando no que foi o símbolo da pioneira etapa, e também de toda a temporada 2019, com eventos na Espanha e Israel.
Além disso, contamos com a visibilidade do Youtube nas transmissões ao vivo e posteriormente nos melhores momentos. Sim, foi um trabalho literalmente observado no mundo inteiro, o que sempre traz satisfação e um senso a mais de responsabilidade para os próximos serviços.
O que você achou desses 5 anos dos primeiros uniformes da World Footvolley? Se pudesse, teria um modelo desses para sua coleção? Confira mais dos meus trabalhos em meu website.
Grande mestre, parabéns pela criação da identidade visual deste projeto dos uniformes da World Footvolley. Ficou literalmente show de bola !!! 👏👏👏
Obrigado mestre, mister Renato Faria! Satisfação do seu comentário, e de você ser sempre meu leitor mais atento!