A evolução do design de produtos que fazem parte da nossa vida cotidiana passaram por transformações notáveis desde 1900.
À medida que a tecnologia avança e as necessidades mudam, é fascinante observar como os dispositivos de hoje são muito diferentes de como eram há cem anos atrás.
Com exceção do telefone que virou um computador, e teve sua função ampliada para diversas outras funções, os outros exemplos deste artigo mantiveram suas funções originais, mas com design incrivelmente modificado.
Carros
Os primeiros carros, projetados por Henry Ford, não tinham janelas ou portas, já que a única inspiração na época eram o cavalo e a carroça.
Somente na década de 1920, os automóveis “fechados” começaram a se tornar populares.
A década de 1950 marcou um período de crescimento exponencial da indústria automobilística americana, para atender a crescente prosperidade da classe média.
O icônico Chevy Impala é um exemplo notável da evolução do design de produtos, com design impactante, embora sua presença nas estradas tenha sido passageira.
Aparelhos de som
Na década de 1900, Victor Victrola deu vida a um dispositivo pioneiro, capaz de reproduzir vozes gravadas em frágeis discos de goma-laca.
Com o passar dos anos, a evolução tecnológica, a internet e aplicativos como o Spotify permitiram uma verdadeira revolução na forma de se ouvir música.
As pessoas passaram a ter acesso a qualquer tipo de música, em qualquer hora e de qualquer lugar. Tudo no celular, no bolso ou na palma da mão.
Televisão
Desde a década de 1920, os aparelhos de televisão marcam o início de uma era de comunicação de massa que transformou o cenário global.
O design dos primeiros televisores foram projetados como móveis.
Somente nas décadas de 70 e 80, é que chegaram ao mercado aparelhos menores e portáteis.
No entanto, nas últimas duas décadas, com as novas tecnologias de plasma, LCD e OLED, as telas de TV voltaram a ter tamanhos grandes e mais leves para oferecer uma experiência verdadeiramente cinematográfica.
Ventiladores
Há quase dois milênios, durante a dinastia Han na China, o primeiro ventilador mecânico surgiu como uma maravilha, onde um homem operava sete rodas de 3 metros para ventilar um salão inteiro.
Em 1882, Schuyler Skaats Wheeler motorizou duas pás rotativas para criar um tipo de ventilador semelhante aos atuais.
Na virada do século XXI, James Dyson inova os ventiladores domésticos com o Dyson Multiplier, um projeto sem lâminas que suga e resfria o ar de forma eficaz, além de filtrar as impurezas do ar.
Aspiradores de Pó
Em 1869, Ives McGaffey criou o Whirlwind, um aspirador de pó que funcionava com uma bomba manual.
Depois vieram os modelos motorizados, muito comuns hoje em dia, com sacos coletores, que precisam de limpezas periódicas.
A evolução chegou aos aspiradores de pó que dispensam fios e até mesmo você, como este modelo Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba.
Telefones
Se existisse um ranking de evolução do design de produtos, o telefone estaria em primeiro lugar.
Além de evoluir no design e na portabilidade, também ampliou a sua função primária de oferecer comunicação por voz.
Durante décadas era apenas um aparelho que dependia de um botão giratório para fazer a combinação de números.
Em 1963 o psicólogo industrial John E Karlin propôs a ideia revolucionária de um teclado telefônico em vez dos botões giratórios.
Outro momento impactante foi com a chegada dos celulares, um computador de bolso, portátil, com tela sensível ao toque (touchscreen).
Além disso, os celulares marcam a história da comunicação no mundo com outras infinitas funcionalidades.
Fones de Ouvido
No início do século XX surgiu o Eletrofone, uma espécie de precursor dos fones de ouvido, que permitiu o acesso a formas iniciais de podcasts por telefone, utilizando fones semelhantes a estetoscópios.
Nas décadas de 50 e 60, os fones de ouvido se tornam então itens desejáveis de consumo.
Em 1958 surge o primeiro fone de ouvido estéreo, que proporciona uma experiência única de ouvir instrumentos e sons distintos em cada lado do fone.
Hoje, os fones de ouvido bluetooth, como o AirPods da Apple, permitem a liberdade de ouvir música sem fios com alta qualidade.
Tênis
Os tênis surgiram no século 19 com a intenção de serem silenciosos ao ponto da pessoa conseguir se mover sem ser notada.
No entanto, só na década de 1940 eles começaram a conquistar seu espaço na moda e chamar a atenção dos designers de produto.
Nos anos 1970 entram em cena os tênis para mulheres e na década de 1990 eles então amadureceram, impulsionados pelo hip-hop e pela moda de rua.
Foi nessa época que a Nike introduziu a inovadora almofada de ar exposta, um marco que uniu forma e função de maneira revolucionária.
Desde então os tênis passaram a ser mais do que apenas calçados, mas também peças emblemáticas de design.
A evolução do design de produtos não para!
Os objetos de hoje possivelmente parecerão estranhos para as próximas gerações, porque serão substituídos por novas funções, formatos e percepções de mundo.
Fonte: SavingSpot
Muito interessante comparar os modelos mais atuais com os mais antigos !!
Realmente no caso do telefone a mudança foi mais radical. Ótimo artigo